quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Regulamento da Taça Socami de Futebol 7 - Edição 2016/17

                As Regras Gerais de jogo serão definidas pela arbitragem, levando-se em consideração as normas oficiais, com exceção dos aspectos definidos pela Comissão Organizadora. Definição de equipes, formula de disputa, premiação, atos disciplinares e outros itens são esclarecidos no Regulamento feito pela Comissão Organizadora, após reunião realizada com a presença de sócios. Veja:

Art.1º - A Taça Socami tem como principal objetivo a integração entre os associados da Sociedade Campestre de Miraguaí (SOCAMI), visando aflorar o espírito esportivo e o vinculo amigável entre os envolvidos.

DAS INSCRIÇÕES, EQUIPES E ITENS DISCIPLINARES

Art.2º - Poderão participar do campeonato apenas associados, e seus dependentes, que estão com suas mensalidades devidamente quitadas.

Art.3º - Todo atleta que participar deverá pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (vinte reais), sendo que a mesma será revertida em premiação e organização do certame. O atleta só estará apto a jogar se efetuar o pagamento da mesma antes da estréia de seu time na competição, além de estar quites em relação ao estatuto da Socami. Em casos especifico (ex: estar viajando ou não morar no município), o atleta poderá atuar, desde que regularize sua inscrição na primeira fase.

Art.4º - As equipes serão formadas através de sorteio organizado pela Comissão Organizadora, cujo o mesmo será aberto aos associados.

Art.5º - O atleta que cometer agressões verbas ou físicas contra qualquer participante ou arbitragem será advertido no campo de jogo, correndo risco de ser punido severamente em relação ao campeonato e, até mesmo, sociedade – como firma o estatuto da Socami. As penas extra-campo são de responsabilidade da Comissão Organizadora e Direção do Sociedade.

DOS JOGOS E ARBITRAGEM

Art.6º - Arbitragem: como tratado em reunião, bem como no grupo SÓ FUTEBOL SOCAMI, não será contratado árbitros - exceto na fase mata-mata. Desta forma, a responsabilidade de sumula e arbitragem será dos próprios desportistas que não fazem parte da equipe envolvida. Todas as equipes deverão ajudar com voluntários.

Art.7º - O campeonato terá 7 (sete) datas, cada com 3 (três partidas), chegando a um total de 20 (vinte) jogos durante toda a disputa.

Art.8º - As rodadas serão realizadas nas terças e quintas-feiras, com o primeiro jogo previsto para iniciar às 19h00. No entanto, datas e horários dos jogos poderão ser alterados pela Comissão em casos específicos.

Art.9º - Em casos extraordinários, como força maior, feriados e/ou gramado sem condições, a rodada será alterada, sendo avisada com antecedência pela Comissão Organizadora.

DAS REGRAS DE JOGO

Art.10º - Cada partida será dividida em dois tempos de 20 (vinte) minutos corridos cada. O intervalo entre os tempo de jogo é de 5 (cinco) minutos. Nos duelos mata-mata, serão dois tempos de 25 (vinte e cinco) minutos cada.

OBS: Em partidas mata-mata, caso o jogo encerre empatado a definição do vencedor será diretamente na disputa por pênaltis (nas regras normais de futebol de campo). A única exceção é na final, onde o empate no tempo normal leva o jogo para uma prorrogação de dois tempos de 10 (dez) minutos cada, onde se prevalecer à igualdade a decisão irá para as penalidades.

Art.11º - Cobranças (bola parada): Os laterais poderão ser cobrados com o pé ou mão, respeitando a regra tradicional. Escanteio somente com o pé. As faltas marcadas atrás da linha divisória do gramado poderão ser cobradas diretamente, enquanto as pra frente do meio-campo será em “dois-toques”. Não há necessidade de cobranças de escanteio, faltas e pênaltis serem executadas com o pé parado.

Art.12º - Faltas: Seguirão a regra do futebol de campo, não havendo limitação de faltas coletivas e/ou individual. No entanto, pra frente do meio-de-campo são dois toques, enquanto para trás é livre.

Art.13º - Cartões: Regras normais, com exceção do cartão AZUL, que será aplicado de acordo com a arbitragem. O mesmo expulsa o atleta do jogo em andamento, podendo o mesmo ser substituído por atleta reserva. O Cartão Azul pode ser aplicado diretamente. Ainda, o atleta que for punido com o cartão azul poderá atuar normalmente na próxima partida – não reduzindo o número de cartões amarelos, mas contando como cartão amarelo acumulado.

Art.14º - O jogador que receber cartão vermelho deverá deixar o gramado imediatamente e será automaticamente suspenso da próxima partida. Ainda, sua equipe terá que encerrar a partida com um jogador a menos.

Art.15º - O jogador que receber três cartões amarelos acumulados será penalizado com um jogo de suspensão, a partir da partida seguinte do segundo cartão amarelo levado. Cartão vermelho direto não exclui o cartão amarelo levado na partida. A regra de punição por número de cartões amarelos vale apenas para a fase de grupos.

OBS: caso o jogador receba o segundo cartão amarelo (na soma) na última partida da fase de grupos, ele terá que cumprir a punição na semifinal, estando apto a atuar na disputa do terceiro lugar ou final.

Art.16º - De modo geral, as substituições serão livres, devendo ocorrer na lateral da linha divisória do campo. Primeiro o substituído deverá sair para que o substituto entre. Não é necessária a autorização da arbitragem, no entanto a mesa deverá ser comunicada e autorizar a substituição.

Art.17º - Cada jogador presente na súmula da partida deverá atuar no mínimo 5 (cinco) minutos corridos - na fase mata-mata o tempo limite será de 7 (sete) minutos, sendo que depois do tempo estabelecido cumprido ele poderá permanecer em campo ou ser substituído, podendo novamente retornar. Caso se lesione, o atleta não será obrigado há cumprir os minutos restantes, porém está impedido de retornar durante a mesma partida. Se verificado simulação, o jogador e a equipe serão punidos. 

OBS: Em caso de prorrogação, não tem limite de tempo para cada atleta.

Art.18º - Caso seja provada uma falsa lesão no jogador ou algo relacionado, a equipe será penalizada com a perca da partida em questão. Caso a infração ocorra em jogos mata-mata, a equipe em questão perderá os pontos, ou seja, será derrotada.

Art.19º - A equipe só terá condições de iniciar a partida se tiver no mínimo cinco jogadores a disposição (contando o goleiro).

Art.20º - Em caso de atraso, o jogador poderá atuar, no entanto, somente, se ele estiver em condições antes do inicio do segundo tempo.

Art.21º - Tolerância: Haverá uma tolerância máxima de 15 (quinze minutos) para o início dos jogos, a partir do apito do juiz principal. Decorrido este prazo, será declarado W.O. com vitória para a equipe em condições de jogo. Se ambas não estiverem em condições, elas perderão os pontos da partida.

Art.22º - WO: Considera-se W.O. quando uma das equipes não tiver condições de jogo, sendo decretado revés por 6 x 0, valendo para estatística. O vencedor terá os 3 pontos e saldo 1 pelo triunfo.

DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Art.23º - Em caso de igualdade de pontos entre as equipes, na fase de grupos, serão observados os seguintes critérios de desempate:

1º Confronto direto (entre duas equipes) (em três equipes, somente em casos raros e específicos);
2º Número de vitórias;
3º Saldo de Gols;
4º Gols sofridos;
5º Gols feitos;
6º Número geral de cartões recebidos (amarelo, azul e vermelho);
7º Sorteio.

CONTAGEM DE PONTOS

Art.24º

Vitória = 03 pontos
Empate = 01 ponto
Derrota = 00 ponto

FORMULA DE DISPUTA

Art.25º

Primeira fase: Será disputada por 6 (seis) equipes, todas presentes num chaveamento único. Para a próxima fase avançam os quatro melhores colocados, sendo os dois últimos com uma partida simbólica a disputar (valendo a quinta colocação) – se ambas quiserem disputar a mesma. As equipes eliminadas terão que colaborar ativamente nas rodadas seguintes.

Segunda fase: Disputa entre os quatro equipes no sistema eliminatório (mata-mata), em jogo único. Sendo, baseado na colocação dos grupos, o 1º x 4º e 2º x 3º - cujo a ordem das partidas deverá ser essa, a não ser em caso de pedido de alguma equipe, se houver a concordância da maioria das equipes.

Terceira fase: Segue no sistema de play-off, sendo que a disputa do quinto lugar abre a rodada derradeira, seguida do embate valendo o terceiro lugar, disputado entre os perdedores da fase anterior, e a final, que será marcada pelo confronto entre os vencedores dos confrontos anteriormente citados.

PREMIAÇÃO
Art.26º - Apenas as quatro equipes melhores colocadas serão premiadas, da seguinte maneira (podendo haver alteração):
1º Lugar: Medalhas + troféu rotativo com placa de campeão e quadro (sendo ele personalizado, contendo a imagem e nome da equipe campeã, e que ficará sobre posse da SOCAMI, que irá colocá-lo a mostra);
2º Lugar: Medalhas;
3º Lugar: Medalhas;
4º Lugar: Medalhas

Art.27º - Será premiado individualmente o artilheiro, garçom (mais assistências distribuídas), goleiro menos vazado e craque da competição com troféu. Para os melhores por posição e craque da final será destinado um certificado.

Art.28º -  A equipe mais bem organizada- ou seja, colaboração nas rodadas, disciplinaridade e participação e organização de modo geral, também será homenageada com troféu.

OBS: As escolhas dos citados nos artigos 27º e 28º serão mediantes a indicação dos melhores na primeira fase e depois votação, na véspera da final. Será levado em consideração o rendimento exclusivamente no campeonato. Cada equipe terá de disponibilizar dois representantes para a indicação e três para a votação final, sendo estes bem condicionados e imparciais para tal. Os colaboradores do certame que não tinham equipe e acompanharam a maioria das rodadas também terão direito a voto, se quiserem e haver a concordância da comissão organizadora.

DOS CASOS OMISSOS

Art.29º - Os casos omissos a estas premissas e as normas oficiais lavradas neste regulamento serão resolvidos e publicados pela Comissão Organizadora, que tem autonomia e soberania reconhecida para tal.

Confira também:
- Equipes;

4 comentários:

  1. coloque a relação dos atletas por equipe

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  2. Quando for a ocasião colocaremos! ATENCIOSAMENTE, direção do Blog.

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  3. Para quem é de fora do município, pode participar apenas pagando inscrição, sem ser sócio da Socami?
    Caso sim, qual o prazo para as inscrições?

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  4. Não pode caro amigo, a competição é exclusivamente para os associados quites da Socami, e seus dependentes. Mesmo que a resposta fosse sim, o prazo das inscrições já está encerrada, tanto que na última terça-feira já foram sorteadas as equipes. Abração.

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