quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Jogando em casa, ATLEC volta a vencer pela Copa Noroeste

                A cada rodada, mais se desenha finais super distintos nos chaveamentos da Copa Noroeste de Futsal 2016. Enquanto no lado A três equipes despontam na briga pela liderança, no grupo B tudo segue indefinido e com promessa de emoção até os jogos derradeiros. Assim se mostrou a 7ª rodada da competição, realizada na última sexta-feira, 16 de setembro, em Três Passos e São José do Inhacorá, respectivamente.
                Na Chave A, Três Passos se recuperou da derrota sofrida na semana anterior e goleou junto ao seu torcedor, aplicando 8 a 2 em Redentora, desta forma indo aos 12 pontos e alcançando a liderança, no entanto com um jogo a mais que Tenente Portela. O time portelense folgou na rodada, e caiu pra terceiro, isso porque Bom Progresso assumiu a vice-liderança ao também chegar aos 12 pontos, graças ao triunfo por 6 a 5 sobre Miraguaí. As equipe derrotas completam a tabela, ambos com 3 pontos cada.
                Enquanto isso, a liderança da Chave B segue pertencendo a Boa Vista do Buricá, isolada com 13 pontos, apesar de ter empatado com Nova Candelária por 4 a 4. A “pedra no sapato” do ponteiro foi justamente diante do lanterna, que tem 5 pontos mas boas chances de classificação. Já São José do Inhacorá fez valer o mando de quadra e venceu São Martinho por 2 a 0, estando ambos empatados com 7 pontos, assim como Independência (que folgou).
                Agora, devido à proximidade das eleições municipais, a competição irá parar por três semanas, retornando somente em 14 de outubro, quando Miraguaí recebe a Chave A, tendo os seguintes jogos: Tenente Portela x Redentora e Miraguaí x Três Passos, com Bom Progresso folgando. Simultaneamente, em Independência, com folga de São Martinhos, ocorrerão as partidas da Chave B, são elas: Nova Candelária x São José do Inhacorá e Independência x Boa Vista do Buricá.

Associação Trêspassense de Lazer, Esporte e Cultura (ATLEC) 8 x 2 Redentora
                Durou uma semana a ressaca da ATLEC, visivelmente abatida depois do revés para Tenente Portela na rodada passada. Os erros no acabamento final das jogadas era um reflexo, até porque as jogadas iniciais estavam sendo bem executadas no losango formado pelo técnico Leandro Moiso, sendo Jones o responsável pela criação das jogadas, com Cristian e Cesar nas alas e Paraíba fazendo o papel de pivô. Foram três chances claras desperdiçadas em dois minutos, sendo que os visitantes assustaram duas vezes com Mauricio, parando em grandes defesas de Parede.
                A ansiedade parecida tomar conta, algo estava dando errado, o volume de jogo era caseiro, mas a atuação não empolgava, até que as peças trocaram de função por um instante e a retranca de Redentora foi vencida. Aos 6 minutos da etapa inicial, Jones recebeu na extrema esquerda e chutou cruzado, achando Guilherme livre para desvirginar o placar. Junto com o gol veio um semblante de alivio em cada atleta, era um “Ufa!”.
                Ufa, mas por pouco tempo, dois minutos depois Rogerinho aproveitou rebote de Parede, que fizera boa defesa, e chutou forte na gaveta, empatando o placar. Passou 20 segundos e Mauricio desperdiçou a chance de virar o jogo, novamente parando no goleiro trêspassense. Cezar tentou responder, mas foi a vez do arqueiro Dalvan operar um milagre em finalização potente no ângulo direito.

Cristian decreta o fim da “zica”
                O milagre de Dalvan abateu repentinamente o time de Três Passos, faltava uma solução individual e saiu dos pés de Jones. O camisa 7 passou a linha divisória da quadra, deu um drible desconcertante no adversário e chutou forte, no mesmo lugar que Cezar havia chutado dois minutos antes, mas dessa vez o goleiro se limitou em buscar a bola no fundo da meta. Golaço, que abriu as portas para o “fim da urucubaca”.
Após bela jogada, tendo participação de todos cinco atletas, a ATLEC enfim ampliou: Cristian empurrou a bola pro fundo das redes e na comemoração “lavou a alma”, afinal estava marcando seu primeiro gol na competição. Agora sim, o alivio estava representado em quadra, mas pra quem ainda olhava o jogo com desconfiança, Cristian tratou de retomar a moral em definitivo. Foram 40 segundos que separaram seus dois gols, o segundo anotado com extrema categoria, dando uma cavadinha sobre o goleiro Dalvan.
O placar só não se dilatou ainda mais porque Dalvan brilhou, defendendo chutes potentes de Jones, Diego, Cristian e Parede. Em contrapartida, Redentora também respondeu, novamente com Mauricio parando duas vezes em Parede, no entanto o goleiro trêspassense não conseguiu defender novo chute de Rogerinho, que diminuiu e encerrou o primeiro tempo com 4 a 2 no escore.

Mais um "hat-trick" do artilheiro
                O segundo tempo começou sem emoção, com equipes bastante modificadas e clima amistoso, o atrativo até então era o retorno de Ricardo Risada, desfalque no jogo anterior e que recuperou-se de lesão antes do esperado – foi cogitada sua ausência até o término do certame. O camisa 11 mostrou estar recuperado, participou da partida intensamente e contribuiu, não com gols, mas com duas assistências para Jones entrar definitivamente na briga pela artilharia.
                Após marcar um dos tentos do primeiro tempo, o camisa 7 anotou mais dois na etapa complementar, no instante crucial, quando Parede voltava a barrar as investidas de Redentora. Jones, por duas vezes, ampliou a contagem para 6 a 2 e chegou a um total de 9 na Copa, estando atrás somente de Lucas Eisermann (Boa Vista do Buricá), que tem 12. Foi o segundo "hat-trik" (três gols num só jogo) do ala na competição. Ainda, viu Cesar ampliar o placar em rebote de Dalvan.

A valorização de quem trabalha
                Parece que os deuses do futsal iluminam a ATLEC em suas vitórias, sempre o desfecho de seus triunfos são especiais, ganham um destaque especial. Se contra Bom Progresso, teve defesa de pênalti e golaço de Marcos Adriano – inclusive, foi desfalque contra Redentora –, na última sexta-feira o grupo mostrou seu valor. Faltando 7 minutos, o técnico Leandro Moiso mandou a quadra uma equipe somente com atletas considerados reservas e que provaram sua importância, seja com a bola na trave de Risada, com o chute de Tizio sendo defendido por Dalvan, Com Jonas dando passe primoroso para Diego chutar perigosamente para fora ou então a consistência defensiva de Juninho Rambo, até como duas belas defesas de Aldair Brilho.
                Mas o oitavo gol, de fechar a conta, teve um cenário especial. Quando o técnico chamou Paraguaio a torcida vibrou, foi uma valorização a um dos atletas mais comprometidos com o time. Na garra, Paraguaio tentou de longe e a bola triscou a trave, no entanto o “êxtase” ocorreu quando faltavam 52 segundos. Na dedicação e insistência, assim como é nos treinos, Paraguaio chutou duas vezes para vencer o goleiro e anotar seu gol, ser aplaudido de pé e abraçado por todos os companheiros. Depois dessa, final de partida e a retomada de confiança carimbada.

FICHA TÉCNICA
Data: 16 de setembro
Local: Ginásio Municipal de Três Passos

ATLEC: Parede (goleiro); Jones, Cristian, Cesar e Guilherme Paraíba. Entraram: Aldair Brilho (goleiro), Jonas, Diego, Ricardo Risada, Tizio, Juninho Rambo e Paraguaio. Técnico: Leandro Moiso.
REDENTORA: Dalvan (goleiro); Julinho, Silvio, Rogerinho e Mauricio. Entraram: Diego, Marquinhos e Thomas. Técnico: Lauri Giehl.

Gols: Jones [3], Cristian [2], Guilherme Paraíba, Cesar e Paraguaio (ATLEC); Rogerinho [2] (Redentora).

Cartões amarelos: Julinho e Rogerinho (Redentora).

ARBITRAGEM
Árbitros: Daniel Lavalhos e Amarildo Vieira
Anotador: Dieriton Oliveira
Cronometrista: Rudinei Bueno

FOTOS: LEANDRO CAMILLIO / Esportes em Foco (mais fotos)
Texto: Ed Andreick Moreira Wisniewski / TF/Ass. ATLEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário