sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Miraguaí: Regulamento da Copa de Verão de Futsal 2014

I - DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO

Art. 01 - O Campeonato de Verão de Futsal obedecerá às disposições deste Regulamento, das demais legislações esportivas com base nas leis e regras da modalidade oficializada pela C.B.F.S . Confederação Brasileira de Futebol de Salão em vigor e no código de Justiça Desportiva.

II - DOS PARTICIPANTES

Art. 02 - Poderão participar deste campeonato clubes, empresas, escolas, equipes de futsal e demais representações esportivas de Miraguaí, sendo que os atletas devem ter o titulo de Eleitor no mesmo, ou carteira assinada em qualquer Empresa do Município.

§ Único: Não será permitida ainscrição de atletas em mais de uma equipe.

Art. 03 - As equipes que participarem do Campeonato de Verão de Futsal serão consideradas conhecedoras das leis e regras da modalidade (oficializadas pela C.B.F.S. - Confederação Brasileira de Futebol de Salão), bem como deste Regulamento e assim estarão submetidas, sem reserva alguma, a todas as consequências que deles possam emanar.

Art. 04 - Somente poderão participar deste certame os atletas e dirigentes que estiverem devidamente inscritos.

§ Único: O dirigente que assinar a ficha de inscrição será o responsável pelos jogadores menores de 18 anos, isentando a Secretaria de Esportes de qualquer problema ocasionado por esses atletas.

§ Único: Será permitido a cada equipe inscrever três atletas de fora do Município.

III - DAS INSCRIÇÕES

Art. 05 - As inscrições das equipes (atletas e dirigentes) deverão ser feitas através de formulário próprio (fichas de inscrição), disponibilizados pelo Departamento de
Esporte e Lazer.

Art. 06 - Os atletas e dirigentes, inscritos por uma equipe, não poderão participar de outra equipe neste certame, em nenhuma das fases, mesmo que suas equipes tenham sido desclassificadas.

§ Único: Não é permitida a duplicidade de inscrição (como atletas e dirigentes).

Art. 07- A ficha de inscrição deverá ser devidamente preenchida, com letra legível e assinada pelo atleta. O atleta que se inscrever em mais de uma equipe, terá seu registro cassado.

Art. 08 - Será permitida a inscrição de 12 (Doze) atletas e 01 (um) dirigente por equipe.

Art. 09 - A ficha de inscrição deverá ser entregue no Congresso Técnico. Após esta data não serão aceitas novas inscrições.

§ Único: As inscrições deverão ser pagas na tesouraria da prefeitura municipal e serão no valor de 100,00.

IV - DO SISTEMA DE DISPUTA

Art. 10 - O Campeonato de Verão de Futsal será disputado em fases distintas, a saber:
1. Classificatória (fase 1)
2. Quartas de final (fase 2)
3. Semifinal (fase 3)
4. Final (fase 4)

Art. 11 - O Campeonato de Verão de Futsal em sua fase classificatória será disputado no sistema de turno único. A fase quartas de final será disputada em turno único ou eliminatória simples. A fase semifinal e final será disputada em um único jogo, ficando a critério da Comissão Executiva de acordo com as possibilidades de datas para a realização dos jogos.

Art. 12 - Na primeira fase as equipes serão divididas em chaves.

Art. 13- Caberá a Comissão Executiva a elaboração de normas técnicas referentes ao sistema de disputa a ser adotado, em complementação a este Regulamento.

V - DOS JOGOS

Art. 14 - Os jogos serão disputados de acordo com as regras oficiais em vigor, editadas pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão.

§ 1º: O tempo da partida será de 40 (quarenta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos corridos, com o tempo de 5 (cinco) minutos para intervalo.

§ 2º: Cada equipe terá um tempo de 1 minuto por tempo de jogo.

Art. 15 - Será obrigatória a apresentação do RG original e/ou Carteira de Habilitação ou outro documento, pré-analisado pelo Departamento de Esporte e Lazer, de todos os jogadores e dirigentes em todos os jogos que a equipe irá disputar. Sem a apresentação dos referidos documentos os atletas e dirigentes serão impedidos de participar da partida.

Art.16 Poderão permanecer no banco de reservas:
- 01 (um) Técnico;
- 01 massagista
- Os jogadores inscritos aptos a participar da partida.

Art. 17 - Os jogos terão início nos horários fixados na tabela, sendo admitida uma tolerância de 15 (quinze) minutos, além dos horários determinados, apenas para o 1º jogo da noite.

§ Único: A equipe que não se apresentar para jogar, devidamente uniformizada, após o tempo de tolerância, perderá por não comparecimento (W.O).

Art. 18 - Todos os atletas deverão obrigatoriamente usar os equipamentos para prática do Futebol de Salão, ou seja, calção, meias grandes, camisas iguais, sendo que a numeração deve ser bem legível e tênis apropriado para a prática desta modalidade.

Art. 19 - Somente em casos extraordinários e de absoluta força maior poderá ser transferida a realização do jogo, competindo à Comissão Executiva tomar tal resolução.

§ Único: No caso de um atleta ou membro da comissão técnica, chegar atrasado, ou adentrar na quadra após o inicio da partida, será autorizado caso sua documentação seja entregue ao responsável pela partida até o final do primeiro tempo.

Art. 20 - Quando um jogo não se realizar ou for interrompido por qualquer motivo e/ou for anulado, será fixada a sua realização e/ou continuação, quando for o caso, pela Comissão Organizadora.

VI - DA CLASSIFICAÇÃO

Art. 21 - Para efeito de classificação, quando adotado o sistema de turno completo, a contagem de pontos (GANHOS) será a seguinte:
Vitória: 3 (três) pontos ganhos
Empate 1 (um) ponto ganho
Derrota: 0 (zero) ponto

Art. 22 - Na hipótese de uma equipe vencer o jogo por W.O. (não comparecimento do adversário), além dos 03 pontos, terá a seu favor o placar de 6 X 0.

§ Único - Os gols serão computados somente para efeito de estatística, não sendo computado o gol a favor de nenhum jogador da equipe beneficiada.

Art. 23. Ocorrendo a ausência da equipe, sem justificativa aceita, serão anulados todos os resultados da fase, evitando prejuízos de terceiros, prevalecendo os resultados somente para efeito de estatísticas.

Art. 24 - Ao término da primeira fase, será reconhecida em primeiro lugar do grupo, a equipe que somar o maior número de pontos ganhos, e em segundo lugar, a equipe imediatamente após, na ordem decrescente.

Art. 25 - Em caso de empate na classificação das fases, serão adotados os seguintes critérios:

- Entre 2 (duas) equipes:
1) Confronto direto;
2) Maior número de vitórias na fase;
3) Maior saldo de gols na fase considerando todos os resultados obtidos na fase;
4) Maior número de gols marcados na fase;
5) Menor numero de gols sofridos;
6) Sorteio.

- Entre 3 (três )ou mais equipes:
1) Maior número de vitórias na fase;
2) Maior saldo de gols na fase considerando todos os resultados obtidos na fase;
3) Maior número de gols marcados na fase;
4) Menor números de gols sofridos;
5) Sorteio.

Art. 26 - No caso de um jogo terminar empatado, e quando houver a necessidade de se ter um vencedor, o desempate será feito da seguinte maneira:

§ 1º: A decisão dar-se-á através de cobrança de penalidades, com uma série de 05 (cinco) tiros da marca de penalidade máxima alternadamente, vencendo a equipe que marcar maior número de gols.

§ 2º: Persistindo o empate, serão cobrados tantos tiros da marca de penalidade máxima quantos forem necessários, alternadamente, sendo obrigatória a troca de atletas para a cobrança, vencendo a equipe que obtiver a primeira vantagem. Se, depois de todos os atletas terem cobrado a penalidade, permanecer empatado, inicia-se nova série na mesma ordem anterior das cobranças alternadas.

§ 3º: Atletas excluídos durante a partida, não poderão participar da série de cobrança de penalidade.

VII - DA DISCIPLINA

Art. 27 - Todas as infrações cometidas neste certame serão apreciadas e julgadas pela Comissão Disciplinar, com base no Código de Justiça Desportiva.

Art. 28 - As penalidades serão aplicadas em grau de advertência, suspensão e eliminação sendo que agressão física resultara em eliminação automática da equipe.

Art. 29 - As decisões da Comissão Disciplinar serão irrevogáveis e produzirão efeito imediato.

Art. 30 - Atletas e dirigentes expulsos estarão automaticamente suspensos por uma partida, independentemente das punições que lhes poderão ser impostas pela Comissão Disciplinar. A suspensão automática por cartões amarelos consolidar-se-á na complementação do 3º cartão para a mesma pessoa.

§ Único: O atleta que tiver 1 (um) ou dois (2) cartões na fase,o mesmo será anulado para a próxima fase. Cabe aos participantes controlar a suspensão automática de seus inscritos, não os incluindo na súmula da disputa seguinte.

Art. 31 - Em caso de invasão de quadra ou outros incidentes que venham a inviabilizar ou suspender partidas, a Comissão Disciplinar poderá, desde que comprovada à autoria por parte da equipe ou torcida, suspendê-la imediatamente, independentemente das outras medidas punitivas que forem cabíveis.

§ 1º: O atleta que agredir fisicamente, tanto árbitro, colega de equipe ou adversário, será automaticamente expulso do campeonato.

§ 2º: A equipe que, por ventura, já estar desclassificada e não participar de jogo da tabela, não poderá participar do próximo campeonato realizado pela Secretaria de Esportes incluindo os atletas e comissão que dela fazem parte.

VIII - DOS RECURSOS

Art.32 - Os possíveis recursos deverão ser interpostos perante a Comissão Organizadora até as 16 (dezesseis) horas do primeiro dia útil após a sua partida de que deu origem a sua interposição, juntando provas de irregularidade contra a qual recorre.

§ Único: Os recursos não terão efeito suspensivo.

IX - DA PREMIAÇÃO

Art. 33 - Serão oferecidos troféus e medalhas aos mais bem classificados na fase final, da seguinte forma:
- Troféu de posse definitiva ao campeão, mais 60% do valor das inscrições.
- Troféu de posse definitiva ao vice-campeão, mais 30% do valor das inscrições.
- Troféu de posse definitiva ao terceiro colocado, mais 10%do valor das inscrições.
- Troféu de posse definitiva ao quarto colocado.
- Troféu de posse definitiva ao destaque da linha;
- Troféu de posse definitiva ao destaque do gol;
- Medalhas aos atletas campeões, vice-campeões e terceiro colocados.

X - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 34 - O Departamento de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Miraguaí não se responsabiliza por acidente de qualquer natureza ou indenizações aos jogadores, dirigentes ou equipes participantes.

Art. 35 - A equipe que deixar de comparecer para a realização de um jogo (WO), sem motivo justificado, será automaticamente eliminada do certame.

§ Único: Não havendo justificativos (aceita), todos os inscritos pela equipe faltosa estarão suspensos até julgamento.

Art. 36 - O uso de caneleiras será facultativo cabendo aos atletas a responsabilidade pela não utilização.

Art. 37 - Para iniciar as partidas, as equipes deverão ter no mínimo 05 (cinco) atletas, todos devidamente uniformizados, constando em súmula e com documento em mesa.

Art. 38 - A equipe que ficar reduzida a dois atletas em quadra não poderá continuar a partida, sendo declarada perdedora, com o placar de 1 x 0 para o adversário ou mantido o placar do jogo para o adversário caso o resultado for superior a 1 x 0. Neste caso, os dados (cartões e gols) registrados pela arbitragem em súmula seguirão contando nas estatísticas.

Art. 39 - Todos os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

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